segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A gente se acostuma

Quando eu era pequena, dormia com a porta entreaberta e o meu paninho no travesseiro. Mesmo dormindo sozinha no quarto, nunca tive medo de apagar a luz, mas se fechasse a porta, parecia que o sono não se sentia à vontade para entrar. O paninho eram os meus "carneirinhos"... bastava ficar 5 minutos passando a unha nos nozinhos de croché, que eu dormia tranquilamente, até mesmo com som alto por perto - até porque, quem dorme com o meu pai perto não tem muita escolha.

Depois que eu cresci, passei a não conseguir dormir com claridade. Ainda não fechava a porta - minha crença no comportamento ético do sono ainda prevalecia - mas ela ficava só encostada. O paninho? Eu já não dependia dele pra dormir, mas me acompanhou por mais tempo.

Saindo da casa da minha mãe, tive que me acostumar com a luz invadindo o quarto de novo... mas acabava dormindo um pouco mais tarde. Mas já não suportava o barulho... qualquer coisa que ficasse repetindo na minha orelha - até tique-taque do relógio - me deixava inquieta.

Com a experiência conquistada, achei que as condições perfeitas de sono seriam: menor quantidade de luz possível, a porta encostada e o silêncio absoluto... até ter que, depois de muito tempo, dormir sozinha de novo.

Isso me fez perceber que, pra muitas coisas na vida, não existem condições ideais, apenas condições. Um monte de coisas/pessoas vêm e vão, e você tem que se adaptar às novas condições. Várias vezes você se perde em devaneios, idealizando sua vida melhor se tudo fosse como você gostaria... mas a verdade é que, por mais que você acredite que sabe o que você gosta, ou prefere, a realidade é sempre diferente quando se concentram todas as condições - as ideais e o cotidiano.

Pode ser que você insista em conseguir alcançar um sonho e que ele de fato seja tudo o que você sempre quis - ou se lembrava - mas normalmente, você se adapta tanto à tudo, que quando sua oportunidade finalmente aparece, você se pergunta se era mesmo isso que você queria...

Há muito pouco tempo eu tive a oportunidade de dormir num quarto completamente escuro, mesmo com a porta encostada, e sem o menor ruído por alguns dias. Passei horas tentando relaxar, até contar carneirinhos... mas estou tentando recuperar meu sono perdido desde então...

Nenhum comentário: