sábado, 10 de setembro de 2011

E as dicas...

bom, agora que eu voltei - e não tenho mais preocupação em perder tempo pra um crepe escrevendo no blog - comecemos os trabalhos! vou listar as coisas que fizemos e algumas sugestões que não conseguimos e/ou não quisemos fazer, pra quem se interessar =]

Olinda!

depois de acordar tarde, caminhar na praia de boa viagem e tomar um banho de piscina no hotel, nós fomos para Olinda. na parada de ônibus na frente do hotel (na Av. Boa Viagem) pegamos o "910/Piedade - Rio Doce" por R$3,10. uma hora depois (+ou-) descemos na Praça do Carmo. fomos ao centro de informações subindo a Av. da liberdade para pegar um mapinha e indicações.
* esses pontos de informações são, em sua maioria, ótimos. às vezes tem um ou outro atendente menos informado, mas sempre gentis e, se não sabem a resposta, sabem onde encontrá-la (o que pra mim é o que importa)
* quem quiser ir de taxi - é mais caro mas tem gente que prefere
- este percurso que fizemos sai uns R$30.

saímos de lá com o mapa rabiscado com o trajeto sugerido. antes de começarmos o passeio, fomos ao restaurante Mourisco - Rua 27 de janeiro, 7. a comida é boa - R$25,00/kg -, o lugar é lindo!

* outra sugestão de restaurante: Oficina do Sabor (disseram que é um dos melhores, mas o kilo é caro).

depois do almoço, começamos subindo a Rua de São Francisco e vimos um hotel com uma piscina linda e um toque bem charmoso na entrada:

* não sei se é bom, mas o site tem mais informações: www.hotel7colinas.com.br.
* uma indicação de hotel em Olinda que eu recebi foi esse: http://www.pousada4cantos.com.br/

logo depois, o convento e a igreja de São Francisco - que estavam fechados. subimos mais um pouco e entramos à esquerda na Rua Bispo Coutinho. na ladeira mais íngreme do caminho fica
o mirante do seminário de Olinda, conhecido como o ponto mais alto da cidade. a vista era linda, e perfeito pra perceber o contraste entre uma cidade histórica e a outra moderna:

mais acima, na praça da Sé, tem uma feirinha com comidinhas e outra de artesanato com preços bem salgados - você consegue achar a maioria das coisas na pracinha de boa viagem a um preço mais em conta. na sequência, fomos à igreja da Sé, a segunda mais antiga de Olinda e pra onde todas as outras estão voltadas. tem um museu pequeno lá dentro com fotos das mudanças no projeto arquitetônico. a vista é bem mais ampla que a do seminário, mas o vento, pra variar, não deu nenhuma trégua - meninas, não esqueçam o prendedor de cabelos!

no decorrer do trajeto não conseguimos achar mais quase nada aberto. algumas igrejas estão reformando, o museu do mamulengo e os ateliês estavam fechados... pode ser interessante se informar com alguém, antes de ir até lá, os dias e horários de funcionamento das coisas. o passeio vale a pena, mas deve ser bem mais divertido com tudo funcionando.

no final do trajeto, vimos o Mosteiro de São Bento. a igreja é linda por dentro - com uma arquitetura barroca simples e um interior muito bem ornamentado. ao lado tem uma janelinha onde fica um monge velhinho que pode responder o que você quiser perguntar.

pra fechar a noite, fomos ao maxambomba tomar uma cerveja com o Neto e o Paulinho =] nós não achamos o preço muito compatível com a comida, mas não somos grandes fãns de frutos do mar (especialidade da casa), o que pode ter dificultado um pouco...

voltamos para o hotel com o mesmo ônibus e, graças às ruas vazias e destreza - na falta de palavra mais adequada - do motorista, nós chegamos em 35 minutos!