sexta-feira, 28 de novembro de 2008

eu falo e ninguém acredita...

quando eu descrevi os detalhes do inglês "muito bem dizido" daqui, é provável que muitos nao tenham acreditado... (e os prováveis porteños que acompanham meu blog - que sé yo - menos ainda) mas há um exemplo claro e evidente de que alguns (por uma graça divina) possuem o mínimo senso do ridículo (ai... peguei pesado, mas a gente tem que aproveitar e sacanear de vez em quando =D), os locutores das rádios!

se você tiver a oportunidade de ouvir alguma estaçao de rádio (porteña pelo menos), vai poder ver que eles nao têm coragem de gastar o horripilante inglês deles e, entao, anunciam o nome da música em espanhol mesmo. ex: este fué James Taylor con el tema "Tienes un amigo". fabulantástico, vai dizer?!

eu realmente nao sei se na verdade, os brasileiros ("paga-pau de americano") sao os únicos que de fato dizem o nome da música em inglês e o resto do mundo traduz para sua língua materna. mas eu acredito que a minha teoria da falta de "habilidade lingual" dos porteños esteja mais perto da verdade! =D

2 comentários:

disse...

Aqui ninguém traduz nome de música não. O que não quer dizer que o resultado seja melhor... sem querer ofender os locutores de estação de rádio suíças que porventura estiverem lendo o meu comentário no seu blog... Será que tem algum? Toc toc, tem algum locutor suíço aí? ...Acho que não. E se tivesse algum, teria que saber falar português para entender esse comentário. E como já não falam bem o inglês...

Nathália disse...

hum... não sei. eu sei que na china eles traduzem não só o nome da música como também o nome do cantor/banda. um dia a gente teve uma conversa intensa com uma amiga nossa da china sobre isso:

-mas e spice girls???
- xiang liào shao nu

o_O
ela disse que se um cantor estrangeiro quer fazer sucesso na china, ele vai querer que as pessoas saibam falar seu nome no país, e possam também escrever, então... tem que traduzir! inclusive os beatles...

por outro lado, todo chinês que vem pra cá se dá um nome americano. daí minha amiga que se chama Yun agora é Barbara.

vai entender...