segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A velha e complicada burocracia...

(desculpa mas esse eu não vou fazer reedição de corte não... eu preciso por pra fora os mínimos detalhes - eu recomendo ignorar esse post =])

eu não sei o que leva o país a inventar tanto papel, contendo basicamente a mesma informação, sem a mínima ultilidade, só pra gastar folha, tinta de caneta, tinta de impressora, carimbo, cola, grampos, paciência dos funcionários, paciência dos tramiteiros, tempo de todos os citados, espaço público (que não é pouco), saúde da população (porque o conforto para enfrentar o processo é quase negativo), dinheiro de todos os que se importam com ele, mais alguns milhares de pormenores e, no meu caso, joelhos... (estrangeiro é sangue ruim até nesse tal "acordo amigável do Mercosul"...)

pense que hoje, eu acordei 6:30 da manhã, saí de casa 7:20, peguei o metro supermegahiperultragiga cheio (a ÚNICA vantagem nisso é que você nem precisa se preocupar em segurar em nada... a "massa" humana vira uma onda de impacto quase filosófica), caminhei até Migraciones e fui começar o grande dia de trâmites! vale lembrar que retiro (o "bairro") é o lugar mais frio de Buenos Aires, e Migraciones consegue ser o mais quente.

aí você entra na fila pra pegar a senha (sem contar que eu já tinha ido lá duas vezes antes pra solicitar o documento de antecedentes criminais da Argentina, e pra busca-lo... mas dessa parte eu vou poupá-los). aproveitando o ensejo você aproveita pra perguntar se a documentação tá completa. por mais simpático que o funcionário seja, ele provavelmente ganha uma bonificação mensal por cada informação incompleta que dá. então você entra achando que tá tudo bem. 5 números depois você lembra que falta uma xérox que você não tem (e o desinfeliz recebeu uns 100 pesos por não dizer nada). você então entra em uma fila gigantesca. achando tudo parte do procedimento, você não toma consciência de que ela não anda porque não tem ninguém atendendo... ahhhhh que bom! aí você anda de novo até a estação do metrô pra tirá-las. volta gelada e sofre novamente um choque térmico torcendo pro seu número não ter passado. UHUUUUU ainda faltam 48 pessoas, ufa.... er... eu tô comemorando porque mesmo?!

acha finalmente uma cadeira e enquadrada a bunda. finalmente chega sua vez e você vai crente que tá tudo lindo. ela lembra de mais duas xérox que você não tem E do dinheiro que você não sacou (porque logicamente eles não vão pagar nem um pesinho de taxa pra visa só pra facilitar a sua vida!). e lá vamos nós caminhar de novo até o metro, tirar mais cópias, achar um maldito caixa eletrônico que permita que seu cartão do Brasil saque o dinheiro. volta... paraliza o outro lado do rosto... vai na moça, entrega o que falta, pega o papel, paga, volta, e ela te manda pra um lugar que você não entende bem e... bom... mais 100 pesos pra cada funcionário (ela e os outros dois com quem você tentou confirmar). resultado: passa duas horas certo de que você está no lugar errado e, mesmo utilizando o que resta de confiança, esses malditos 100 pesos devem ser muito gratificantes!

bom, eu voltei pra esperar no lugar errado por mais 30 minutos até que me revoltei e fui VER o que o povo fazia. achei onde eu deveria ter ido primeiro, demorei 15 minutos pra achar a responsável, e precisei insistir que ela olhasse se meu nome tinha sido chamado duas vezes (o que me tomou mais 40 minutos). voltei pro lugar errado que agora era o certo e fiz o mesmo... ele olha por alto as pastas que não tinham sido contestadas e fala: nada. mas ainda faltam 2h, é possível que você não tenha sido chamada no fim das contas... como se essa fosse mesmo uma possibilidade. mais 1h e um senhor resolve aproveitar que não chegava mais tramites novos, e resolveu chamar as pessoas que não teriam respondidos na primeira vez.... adivinha o 3o. nome?!

crente que, finalmente, depois de dedicar um dia quase inteiro a essa finalidade (já eram 2:45 da tarde - e eu quase caindo pra trás de fome) você é capaz de sair de lá com o papel que garantirá a felicidade (um deles, porque sua "pasta" com meia dúzia de informações tem um volume de umas 40 páginas)... não, anexado tem um papelzinho assim: favor comparecer no endereço tal, com os documentos e cópias tais de tal a tal hora ¬¬ . o mais legal de tudo, sabe o que é? hoje eu tive a linda notícia de que, chegar 8h da manhã NESSE, não resolve não.... negócio é estar lá desde às 6h.... hmmmm.... que delícia!!!! me desejem sorte... e joelhos novos!

5 comentários:

Unknown disse...

UUUUUFA!!!! Fiquei stressadinha só de ler... Mas taí uma "brava ragazza"!!!!!!
E bem diz o velho deitado:"Qt mais se elogéia mais a coisa piorréia!!!!!". Burocracia é legal em qualquer país del mondo!!!
Mas qt aos joelhinhos, pode deixar que a mamã comprou dois pares prá filhinha, e vou mandar pelo miguinho Ico!!!!!!! Tadinha da bagagin dele!!!... bjs

Silvana disse...

Taí, é por isso que agora o Brasil também está fazendo os estrangeiros passarem maus bocados antes de conseguir o visto! Não para desanimar, mas simplesmente como dado estatístico: mÊs que vem o Cosimo completa um ano de Brasil, sem visto.


No fim da pataquada, temos duas opções: 1) ou vamos para outros países para viver uma vida plena, e plena de dor de cabeça; 2) ou ficamos no país de origem sonhando com o país da vida plena, e ainda assim, infeliz.



A gente já sabe o que escolher =;)



Besos y buena suerte! =:*

Nathália disse...

eu adorei a teoria da bonificação para informações incompletas!
sempre achei um mistério... agora entendi!!! :)
boa sorte, e espero que os joelhos novos cheguem a tempo! ;)

Anônimo disse...

Pootz.. boa sorte

disse...

Migraciones. Nome predestinado mesmo. Primeiro porque é o lugar onde os migrantes vão tentar deixar de ser clandestinos. E depois porque ficam migrando de uma fila para a outra horas a fio.
Boa sorte, Lú.