quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eu bem que avisei...

é fato que toda cidade tem as suas peculiaridades. é inegável que turista não é uma carreira que se escolhe seguir, é uma coisa intrínseca do ser humano, você tem aí dentro de você, se não experimentou a dádiva, é porque não ficou fora tempo o bastante ou sozinho o bastante ainda... ainda!

eu, antes de vir pra cá em março, escutei várias recomendações: dicas de como se portar na cidade, conselhos de como fazer certas coisas, indicações de onde ir, onde se divertir... enfim... aquelas coisas que todo mundo escuta de alguém que já foi onde você está prestes a ir. em sua maioria são informações boas de se seguir, outras nem tanto, mas guardar na memória é sempre bom! e já que estamos aqui tratando do meu ponto de vista, vale lembrar sempre (quem não me conhece deve achar que eu não vou resistir muito tempo sozinha com todas essas características:) que eu sou jacú! e não é qualquer jacú, eu sou quase a razão pela qual o nome surgiu (e de fato, algumas pessoas chegam a pensar que fui eu quem inventei, porque antes de me conhecerem, nem sabiam que tal adjetivo existia). logo, os poucos que souberam das minhas aventuras por aqui com a minha mais amada prima jacuzinha, sabem que a gente ganha A+ no quisito turista!

agora vocês estão todos se perguntando onde diabos eu quero chegar... confesso que nem eu sei porque eu dei essa volta toda... mas na tentativa de voltar pro rumo: fato é que "uma vez turista, sempre turista". a coisa que eu mais ouvi antes de vir parar aqui em março foi: (merece até parágrafo e travessão porque vale pra todos que ainda não vieram)

– Cuidado com os taxistas! Eles adoram dar troco falso!

bom, eu fiz uma adaptação na frase porque sempre que disseram isso, insistiram em incluir a palavra: nota falsa, mas eis que a vida ensina mais uma lição! eu fui embora imune desse mal porque, além de ter um espírito de pobre (não de porco, é de pobre... quem não me conhece, anota mais essa na listinha que é de verdade) e gostar de andar de metro e ônibus, as poucas vezes que eu e minha prima pegamos um taxi aqui, fizemos questão de levar o dinheiro bem trocado. MAS... (contudo, entretanto, todavia...) não é que o espírito de porco (sim, o taxista sim... eu não) conseguiu me passar uma MOEDA falsa agora que eu voltei?! bom... na verdade não é bem falsa... na verdade ela vale... no Peru!! pense na minha indignação hoje, quando separava moedas pra pegar o ônibus (que é outra peculiariadade aqui...), me deparei com uma moeda DO PERU!!! mas calma... pra vocês não ficarem aí achando que eu sou assim tão retardada também... (eu sou jacú, não burra!) todos os países agora (não sei se só os do mercosul, ou no mundo... enfim... Brasil, Uruguai, Argentina... ah... e Peru...) tão com uma mania de fazer aquela moeda prateada com dourado. A gente tem a de 1 real, os uruguaios a de 10 pesos, os argentinos a de 1 peso e os peruanos, aparentemente, a de 2 nuevos soles ¬¬ (não sei nem se esse trem ainda vale por lá...).

então, o que aprendemos com a tia Luisa hoje?!?! hein?!?! sim... que os taxistas do Brasil e da Argentina não valem o xixi fedido que eles fazem no túnel rebouças! e tenho dito!

8 comentários:

Tom disse...

Moedinha Do Peru, hein, hein?

Hehehehe...

Anônimo disse...

Lulu, estou me divertindo com seus relatos!!!

Mil beijos

Nathália disse...

acho que na verdade isso foi um sinal dos céus, avisando que vc deve viajar pro peru gastar sua moedinha!!! :)
hahahaha

adorei a visita no blog, volte sempre!

beijos

Lebowski disse...

Você acha isso um absurdo?
E a máquina de coca da facul que me deu 100$%^&* (de algum país que fala que nem japonês)...
Acredita?

disse...

Lú, você pode estender seu comentário sobre os taxistas aos de Lisboa também. Sabe que eu caí no conto do Escudo inflacionado? Eu estava tão deslumbrado de estar de volta em Lisboa (tinha estado lá nos anos 70 e essa história aconteceu nos 90!) que fui conversando com o taxista, sem perceber que ele estava só me testando para ver se a armadinha ia pegar. E no final da corrida quando eu dei o dinheiro que aparecia no taxímetro ele me disse: "Não, me desculpe. mas o taxímetro não foi atualizado. Você tem que acresentar um zero. E eu, inocente útil, paguei 10 vezes mais do que devia!!

Unknown disse...

hahahahahhaha

só falta ter sido um taxista a caminho do famoso jardim da claro! hahahahaha

mas ó, concordo com o comentário aqui de cima e acho que é claramente um sinal pra vc ir visitar o peru! aí do lado, minha filha! eeeeeeeeeeeeeeeeee

=***

disse...

Daya, me desculpe mas o Perú é mais pra cima. Aquele país comprido ali ao lado da Argentina é o Chile...

Luisa disse...

Daya, não liga pro meu tio não... há muitos anos que ele não mora no Brasil e leva tudo muito ao pé da letra, sabe...

a guia T... o guia T... ai ai ai...